Stabat Mater dolorosa,
Iuxta crucem lacrimosa
Dum pendenbat filius.
De pé, a mãe dolorosa,
estava junto à cruz, chorosa,
de onde pendia o seu filho.
A propósito desta obra de Giovanni Battista Pergolesi, Diderot escreveu: "A polícia devia proibir que se cante o Stabat de Pergolesi", devido à sua intensidade humana e carga emotiva.
Concordo. Longe de ser religioso, muito menos devoto mariano, tenho de reconhecer que do melhor que se fez na história da música ocidental está intimamente relacionado com o objecto sacro cristão. Esta é uma daquelas peças que preciso ouvir de vez em quando em loop, com o volume no máximo, para atingir o "nirvana".
Concordo. Longe de ser religioso, muito menos devoto mariano, tenho de reconhecer que do melhor que se fez na história da música ocidental está intimamente relacionado com o objecto sacro cristão. Esta é uma daquelas peças que preciso ouvir de vez em quando em loop, com o volume no máximo, para atingir o "nirvana".
3 comentários:
Ainda me lembro quando ouvimos isto no Grande Auditório do CCB. O Diderot é que tinha razão... Uiii...
Meninos, meninos, sugiro a versão da Sara Mingardo com o Concerto Italiano (Rinaldo Alessandrini). Pessoalmente também gosto da dupla Mirella Freni/Teresa Berganza e da versão que o Andreas Scholl e a Barbara Bonney gravaram com Les Tallents Lyriques.
É uma obra magistral, sem dúvida.
Beijos x2! :)
É a todos os títulos uma notável peça musical/coral.
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