quinta-feira, outubro 16, 2008

E pronto... já está! IV

00:54

Ultrapassada a fase mais complexa do processo de "desarmariar" - os pais - ficavam apenas a faltar aquele grupo que me acompanha faz muitos anos e que por razões várias não sabem que sou gay. Bem, isto de não ser é muito relativo, porque as pessoas não são parvas e a mente humana é muito boa em deduções certas e erradas.

Se eu disser que nenhum dos meus amigos de faculdade sabem que sou gay vão ficar a achar que eu não sou bom da tola e que talvez isso nem faça deles mesmos meus amigos. Aliás esta palavra tem um peso que não convém utilizar de forma leviana.
Mas o facto é que é verdade.
Por medo, cobardia e até mesmo com algum receio das reacções nunca contei aos amigos com quem convivo nos últimos 12 anos que sou gay, nem que o Miguel é o meu namorado. Eu sei que parece idiota e até mesmo paradoxal...
Então não são os amigos as pessoas com quem podemos contar nos piores e melhores momentos... e se assim não for será que são amigos?! Pois... acho que sim. Pelo menos até às vésperas das famosas 72 horas achava que sim... mas agora já não tenho a certeza e terei de reunir o clã para contar a "boa nova".

Fruto de opiniões passadas, desabafos, piadas e questões de educação não sei bem o que esperar do pós-anúncio. Em qualquer dos casos convém seguir a linha habitual nestes casos: se aceitarem então é porque são MESMO amigos, e nesse caso tudo está bem quando acaba bem, caso tenham daquelas reacções estapafúrdias no momento ou em fases seguintes então é porque são uns grandes sacanas e dessas pessoas também não quero proximidade. Mas vou ter pena.

Sinceramente espero que tenham uma boa reacção e que se mantenham meus amigos... numa fase boa, como a que estou agora, não me apetecia nada ter momentos desagradáveis.
Vamos ver como corre!

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

16 comentários:

João Roque disse...

Essa fase da "desarmarização é muito menos complicada; vais ver que vão surgindo momentos correctos para falar a um agora, a outro depois e as reações irão ser quase totalmente favoráveis; ser amigo é aceitar o outro no seu todo!
Abraço.

Maurice disse...

Há muito tempo que sou leitor, irregular, é certo..., deste blogue. Há já algum tempo que aqui não vinha e considerei particularmente feliz chegar nesta fase do "Já está!"... Dou-te os parabéns, alegro-me por ter corrido de forma tão positiva e desejo que asim continue.
Aproveito para dizer que linkei o H2Oomens. Ainda não o tinha feito por puro despiste...

Abraço

Luís Galego disse...

quem não aceita a intimidade dos outros, não merece que aceitem a dele....portanto, ainda que sejam poucos os amigos que fiquem, são esses que de facto interessam...ou não?

Um abraço

Tongzhi disse...

Diria qualquer coisa semelhante ao Luís!
Poucos mas bons!!!

Gnóstico disse...

Depois deste processo todo só resta dar os parabéns! :)

Anónimo disse...

Olá Bruno! Fico contente em saber que já conseguiste falar com os teus pais! Li o teu post e agora são as pessoas que estão ao teu arredor…acho que todos nós somos seres humanos e deverão ter consideração à nossa orientação sexual!
Porque ter uma amizade verdadeira vai muito além de preconceitos, de intolerâncias ao menos somos verdadeiros e temos os nossos defeitos como também as nossas qualidades!Já estou como tu…quem fizer reações estapafúrdias, são pessoas que não vale a pena a nossa amizade, porque a amizade verdadeira supera qualquer dificuldade que venha a surgir...
Beijos
Africana.

g disse...

Comigo passa-se o mesmo, só que agora que conheci outras pessoas que sabem eu sinto-me melhor com elas.
Os amigos antigos reclamam a ausência, e por outro lado, eu penso que de certa forma os traio, que fazer...

Anónimo disse...

Recomendo a leitura deste texto sobre o amor gay da famosa jornalista portuguesa Fernanda Câncio. Merece ser lido e divulgado. Lindo!

bueno disse...

sempre faz bem sermos aquilo que somos, e que no nosso caso, nao é absolutamente nada de especial. desejo um feliz natal e um ótimo ano novo. saúde, amor e compreensao.

Anónimo disse...

As vossas palavras inspiram qualquer um... mesmo assim para alguns (eu) parece ficção. Prestes a fazer 30 ainda não tive coragem de me convecer de que provavelemnte serei gay..ou bi.. quanto mais contar aos pais, ou amigos. Serão sempre os últimos a saber, aqueles cuja rejeição e desilusão mais nos irá ferir.. Talvez quando encontrar o grande e verdadeiro amor da minha vida (até poderá ser um mulher quem sabe) terei coragem de o fazer.. mas e depois? Nós ficamos aliviados..e eles? Como irão enfrentar algo tão brutal..tão desnecessário? Até porque já sabiam.. mas dito por nós o impacto será certamente diferente... e agora? Em vez de largarmos a "bomba" não será melhor se a guardarmos.. sempre se evitam danos colaterais..

Anónimo disse...

E tens de "contar", de dizer aos teus amigos que és gay, porquê?!?!

Nenhum te disse que era hetero!
:)*
"Estes romanos são loucos"

Miguel e Bruno disse...

Anónimo,
Apesar de responder a teu comentário com algum atraso, não podia deixar de o fazer.
Obviamente que uma decisão destas tem consequências a vários níveis; mas não é assim com tudo na vida.
Chamar a esta decisão alívio, brutalidade ou desnecessário é reduzir demasiado algo que nem sequer se devia fazer.
6 meses depois de ter falado com os meus país e amigos tenho a dizer que valeu a pena. Nada pode pagar a sinceridade, a transparência, a honestidade e a franqueza de um olhar limpo.
Cada caso será sempre um caso particular. Independentemente da tua situação pessoal, deves agir tendo em consideração o teu bem-estar, porque dele depende a forma como nos relacionamos com os outros.
Abraço,
Bruno

Marcelo Holecram disse...

Vou contar pra todo mundo !!

[_David_] disse...

Eu ainda nao tive essa coragem!!

Isabel disse...

Talvez os verdadeiros amigos merecessem um pouco mais de respeito e de confiança.
Desculpe-me, admito que não seja fácil, mas se eu fosse sua amiga e me viesse contar depois de vários anos, ficaria sentida com a falta de confiança demonstrada.
A orientação sexual é apenas uma pequena parte da nossa personalidade. Qual é o drama?
Confie...
7espelhos

Anónimo disse...

Olá, encontrei o vosso Blog ao acaso, e pude constatar alguns factos que com a vossa vida me identifico. Vou tornar-me leitor assíduo do vosso Blog e gostaria de vos referênciar no meu. . .

Grande abraço.

G!

 

© 2013 H2omens. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top