quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Hoje...

00:17

Vim aqui, e percebi que não tinha nada para dizer. Até amanhã.

Actualização: Afinal até tenho.

Corre na internet, uma petição com o objectivo de tornar oficial o idioma português na ONU.

Se nos lembrarmos que no ano passado, o galaico-portugês foi rejeitado pela UNESCO como património imaterial da humanidade (proposta que se deve muito mais ao entusiasmo galego do que ao existente do lado de cá do rio Minho), penso que desta vez deveríamos empenhar-nos muito mais nesta acção. Julgo que não é necessário recorrer aos chavões dos 900 de história e de ser uma línguas mais faladas no mundo, em diversos continentes, nem entrar em patriotismos bacocos... Há coisas que nem valem a pena justificar...

As assinaturas estão a ser recolhidas aqui .



A este propósito, um breve apontamento...

O livro representado na imagem acima, encontra-se em acervo na Biblioteca Nacional, em Lisboa, e pode ser consultado online (demora um pouco a carregar). Escrito por Duarte Nunes em 1606, a "Origem da Lingoa Portvgvesa" foi dirigido ao espanhol "el Rei Dom Philippe o II de Portugal" e impresso pelo importante tipógrafo do reino, oriundo da Antuérpia - Peeter van (Pedro) Craesbeeck.

400 anos depois, chega-nos esta petição escrito em português do Brasil. Dá que pensar...

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 H2omens. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top