sábado, abril 30, 2005

Corrente Literária

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

- "O último cabalista de Lisboa" de Richard C. Zimler;
- "As cidades invisíveis" de Italo Calvino;
- "The Great Gatsby" de F. Scoot Fitzgerald;
- "Utopia" de Thomas More.
Não percebi a pergunta, não sei se é uma questão de tradução ou se sou eu que estou numa fase má... Mas vendo pelo que outros responderam acho que era isto.


Já alguma vez ficaste apanhadinho por uma personagem de ficção?

Apanhado acho que ainda não... mas concerteza já tive "problemas de personalidade" por causa de algumas personagens. Essencialmente, aquilo que mais me acontece é lembrar-me de personagens ou situações descritas em alguns momentos do quotidiano.


Qual foi o último livro que compraste?

- "Biblioteca" de Gonçalo M. Tavares;
- "O jardim das delícias" de João Aguiar;
- "Um livro para todos os dias" de Isabel Martins e Bernardo Carvalho.


Qual o último livro que leste?

- "Portugal hoje: o medo de existir" de João Gil;
- A trilogia de Frederico Lourenço.


Que livros estás a ler?

Actualmente por questões temporais e profissionais só ando a ler livros técnicos... :-(


Que livros levarias para uma ilha deserta?

Todos os referidos anteriormente e mais estes:

- Todos os livros de Luis Sepúlveda;
- "O Fim" e "Pedro, o Cru" de António Patrício;
- "O principe feliz e outras histórias" de Oscar Wilde;
- "De profundis" de Oscar Wilde;
- "A jangada de pedra" de José Saramago.

A quem vais passar este testemunho?

Depois de ter recebido esta rica prenda das Panascas... reencaminho-a para:

- O L3ka
- O Zoick;
- O Mx;
- O Opiniões.

sexta-feira, abril 29, 2005

Proposta de fim-de-semana

Em Fractura, Colisão de Territórios


Este é o nome da exposição inaugural do Terminal, um novo espaço dedicado à arte contemporânea que abre as suas portas a de 22 de Abril no hangar k7 da Fundição de Oeiras. Para além da mostra, que reúne mais de 20 artistas de diferentes gerações, o evento inclui concertos e DJ-sets.
O gigante espaço do hangar K7, criado por Paulo Mendes, vai também ser um espaço de estudo e reflexão sobre a arte contemporânea, com exposições, conferências, concertos e workshops.

A criação do PROJECTO TERMINAL, iniciado em 2004, increve-se no desejo de realizar um projecto expositivo no domínio da arte contemporânea, que reflectisse as tendências actuais e permitisse apresentar uma multiplicidade de eventos plásticos, musicais, performativos, audiovisuais e multimédia. No final de 2004, assinou-se uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras e a PLANO 2I.associação cultural, com vista à concretização final do projecto.

O PROJECTO TERMINAL vai realizar-se no HANGAR K7, uma zona industrial desactivada da Fundição de Oeiras, que fica junto à estação ferroviária de Oeiras. Entre os meses de Abril e Outubro de 2005, o espaço será transformado para acolher temporariamente os eventos que compõem a programação, estruturada em dois blocos.


PROGRAMAÇÃO

# 1 BLOCO
Este programa tem início a 22 de Abril, com a inauguração da exposição principal.
EM FRACTURA, Colisão de Territórios_ (até 12 de Junho), que se desenvolve em torno da cultura contemporânea e de alguns fenómenos e comportamentos observados nos processos económicos, na política e na realidade social actual. Esta mostra principal apresenta maioritariamente trabalhos originais concebidos propositadamente para esta mostra e algumas obras já anteriormente realizadas. A exposição reúne obras de mais de 30 artistas que exploram o tema a partir das diversas áreas do contexto da arte contemporânea ? artes plásticas, arquitectura e design ? e de diversos suportes: vídeo, pintura, desenho ou obras que se enquadram dentro do âmbito mais alargado da instalação.
A zona para exposições, numa área de aproximadamente 4.000 metros quadrados, será também repartida por duas outras áreas reservadas ao desenvolvimento de projectos específicos com um ritmo de programação autónomo: o PROJECT ROOM e a BLACK BOX.
A sala PROJECT ROOM, destina-se a projectos de exposições individuais apresentando-se novas produções ou desenvolvimentos de obras já realizadas.
Na BLACK BOX / STUDY CASE terá lugar a apresentação de obras em vídeo ou outro tipo de propostas similares, com a produção de novos trabalhos ou screenings temáticos ou por autor.
A primeira abertura destes dois espaços ocorre a 22 de Abril, e inaugura-se a 25 de Maio um novo programa, com a apresentação de outros projectos.

# 2 BLOCO
Este programa expositivo, que se inicia a 30 de Junho, integra a exposição principal intitulada TOXIC, O Discurso do Excesso_(até 02 de Outubro), que reúne nomes fundamentais da arte portuguesa e um número de obras que permite traçar aspectos fundamentais da criação artística contemporânea. Nela os artistas são convidados a explorar o significado, os efeitos e algumas das transformações a que assistimos nas sociedades capitalistas actuais: a acumulação do capital, a cultura do consumo, processos de produção, a sociedade industrial, a intensificação dos fluxos comunicacionais, a expansão dos processos de informação, bem como a sua expressão na cultura e na paisagem urbana contemporânea.
Na mesma data inaugura o PROJECT ROOM e a BLACK BOX. E, de acordo com o ritmo intercalar do programa destes dois espaços, a 2 de Setembro terá lugar a inauguração de duas outras mostras com novos projectos.

No PROJECTO TERMINAL foi dada especial atenção ao programa de actividades que se desenrola em paralelo à apresentação das exposições. No âmbito das temáticas abordadas pelos projectos acima mencionados desenvolve-se uma programação que envolverá: CONCERTOS_ACTIVIDADES PERFORMATIVAS_CONFERÊNCIAS_COLÓQUIOS e uma série de actividades delineadas pela equipa do SERVIÇO EDUCATIVO.
No âmbito da criação musical pretende-se dar a conhecer um conjunto representativo das linguagens experimentais e das novas tendências contemporâneas.

As Conferências e Colóquios a realizar no contexto do Hangar K7 irão suceder-se em vários formatos e incluem:
CONFERÊNCIAS TEMÁTICAS, em que participantes de diversas áreas do conhecimento irão prolongar e aprofundar linhas de análise e diferentes aspectos relacionados com as temáticas de programação expositiva.
Os COLÓQUIOS TEMÁTICOS têm por finalidade abrir um espaço de debate, onde os participantes reúnem-se para explorar propostas de reflexão sobre os contextos sociais e culturais contemporâneos.

Simultaneamente a esta programação de iniciativas irá organizar-se um ciclo de colóquios SOBRE O ESTADO DAS ARTES EM PORTUGAL, que conta com a presença e participação de nomes reconhecidos do meio artístico português. As oito sessões que o compõem têm por objectivo submeter a debate questões relacionadas com a arte e o meio artístico português: formas de intervenção, maneiras de funcionamnto, aspectos e realidades que se articulam em torno das seguintes temáticas de diálogo: Do Estado das Coisas; Das Coisas do Estado; O Estado das Instituições; O Estado da Crítica; O Estado do Comissariado; O Estado do Público e do Privado; O Estado das Galerias; e O Estado do Coleccionismo.


LOCAL: Oeiras, Terminal - R. Fundição de Oeiras (Hangar K7)

HORARIOS: De 22-04-2005 a 12-06-2005
Terça a Sexta das 14h00 às 20h00
Sábado e Domingo das 14h00 às 22h00


A zona de exposições é muito boa e os trabalhos expostos são de muita qualidade. Um especial destaque para as conferências e para a programação musical.
Uma visita a não perder!

quarta-feira, abril 27, 2005

Salvatore stupido

Quem não leu o livro de Umberto Eco "O Nome da Rosa" viu certamente o filme homónimo de Jean-Jacques Annaud...
Pois bem, uma das personagens cinematográficas que sempre me vem à lembrança quando as coisas não correm bem e/ou quando penso em algumas desisões menos acertadas é a do Salvatore; aquela personagem disforme, rude e grotesca mas cheia de mistério e a saber muito mais do que aparenta.

Hoje no meu trabalho tive um ataque de Salvatore....


Salvatore stupido, stupido... penitenziagite.
Salvatore stupido...

terça-feira, abril 26, 2005

Rufus Wainwright ou Miss Lisboa

Aqui fica uma má foto do concerto do Rufus no Coliseu de Lisboa no passado Domingo.
Como ainda não tive (paciência) oportunidade para explorar todas as capacidades da minha nova máquina digital isto foi o melhor que se arranjou. De qualquer forma aqui fica a nota de que a iluminação esteve muito má durante todo o espectáculo e nem mesmo o facto de estar nos lugares de orquestra a 3 filas do cantautor ajudou. E a resposta é SIM... a máquina é boa!
A pedido podem enviar-se alguns filmes das música... incluindo um exlusivo H2omens do vídeo com o strip (quer dizer) metamorfose desde Rufus Wainwright até fada com direito a asas, teara, varinha e faixa.
No final foi assim a quase despedida... já que depois disto ainda houve direito a um 3 encores!

Volta de depressa RW... e vem também com o rapazinho das teclas e o pedaço de mau caminho da bateria!
Podes também vir com a sósia da Fátima Lopes, a hippie dos 60's, o "substituto" do Anthony e o senhor do peitinho peludo.

Uma palavra para a parte social destes... a oportunidade para rever e falar um bocadinho com grupo muito simpático do Linha Turva e o conversador Fishkid.
Pela quantidade de conhecidos que estavam por lá... para o próximo concerto podemos organizar uma excusão com direito a faixa e/ou cartaz.

Só me apetece é ganir...



Como é bom receber notícias destas depois de um fim de semana prolongado com o meu mais que tudo... Pois é, acabei de ser informado pelo meu querido Boss (não confundir com nenhuma Rena), que as férias que já tinha marcado afinal não podem ser tiradas nessa altura. Resumindo, restam-me mais 4 meses de trabalho sem descanso e vou perder todo o Verão.

Estou como o outro, só me apetece é ganir...

segunda-feira, abril 25, 2005

Música da Semana

Zeca Afonso - Um homem novo saiu da mata

Um homem novo
Veio da mata de armas na mão
Não é soldado de profissão
É guerrilheiro na sua aldeia
A mãe o diz duma fazenda faz um país
O Colonialismo... Não passará!!!
Imperialismo... Não passará!!!
Veio da mata um homem novo do MPLA

Namíbia quente vai despertando da areia ao mar
Agora ou nunca não há que errar...
Foi em Fevereiro no dia quatro Sessenta e um
Angola existe Povo há só um
O Colonialismo... Não passará!!!
Imperialismo... Não passará!!!
Veio da mata um homem novo do MPLA

A cor da pele não é motivo P'ra distinguir
Angola nova só há que unir
Se novos donos querem pôr tronos no teu país
Dum guerreiro faz um juiz.
O Colonialismo... Não passará!!!
Imperialismo... Não passará!!!
Veio da mata um homem novo do MPLA

Olha o caminho da Polissário de Zimbabwé
África toda levanta-te
Se novos donos querem pôr tronos sobre o teu chão
Por cada morto nasce um irmão
O Colonialismo... Não passará!!!
Imperialismo... Não passará!!!
Veio da mata um homem novo do MPLA

domingo, abril 24, 2005

Estamos de Parabéns

E com a publicação das fotos premiadas, no que consideramos um concurso de sucesso, resta-nos agradecer a todos quantos participaram no 1º Concurso Fotográfico H2omens. A adesão foi, no nosso entender, bastante significativa e ficámos a conhecer novos parceiros de postas. A seu tempo a nossa lista de blinks será actualizada.

Estamos pois duplamente de parabéns. Fizémos novos amigos e conservámos os que já tínhamos.

Estamos prontos para mais um ano, e novos concursos estão na calha...


H2omens, há um ano a meter água...

Fotografias Premiadas

1º PRÉMIO

Título: A Caminho do Céu
Local: Tibete
Autor: Opiniões
Link: http://viajeans.blogspot.com

2º PRÉMIO

Título: Amuo Aquático
Local: Beloura
Autor: Veado_
Link: http://renaseveados.weblog.com.pt/

3º PRÉMIO

Título: Força da Água
Local: Miragaia
Autor: Ideiafixe
Link: http://www.fotofixe.blogspot.com

Menções Honrosas

1ª MENÇÃO HONROSA

Título: Queda
Local: S. Miguel, Açores
Autor: cap
Link: http://primadesblog.blogspot.com/

2ª MENÇÃO HONROSA



Título: Royal 1
Autor: Panasca-Mor
Link: http://panascas.blogspot.com/

Água Limpa

Finalmente saíu água límpida das torneiras do santo conclave. A escolha não foi fácil. Horas de debate aceso, levaram a que tivessem de decorrer 3 votações para se chegar ao resultado final. A qualquer instante, aparecerão na janela do browser as fotos premiadas. Fiquem atentos.

sábado, abril 23, 2005

Ainda Água Suja

A segunda e última votação do primeiro dia de Conclave, realizada às 22:20, confirma que ainda nenhuma foto a concurso conseguiu atingir a maioria dos votos necessários para a sua eleição.
Mais uma vez das torneiras saiu água suja, o que confirma a falta de consenso.
Os dois gajos comprometidos vão agora ficar em total isolamento até amanhã de manhã, altura em que se realizará nova votação para a escolha do foto eleita do 1º Concurso Fotográfico H2omens.

Água Suja

Pela primeira vez, saíu das torneiras do Santo URL do H2omens, a imagem de um copo de água suja, confirmando que ainda nenhuma foto a concurso conseguiu atingir a maioria dos votos necessários para a sua eleição.

A água suja que saíu da torneira, às 15h36 locais, confirma não ter havido sucesso na primeira votação realizada nos aposentos sagrados. Aguarda-se, a qualquer altura, nova votação que anunciaremos cum gadium, logo que saibamos.

1º Concurso Fotográfico H2omens

Terminado o prazo para enviar as fotos para o 1º Concurso Fotográfico H2omens, cabe-nos agradecer a participação de todos quantos participaram, mesmo aqueles que enviaram fotos que nada tinha a ver com o tema central (Água / H2O), bem como aos que queriam participar mas por motivos vários não o conseguiram.
Assim, os dois gajos comprometidos vão agora dar início ao conclave para decidir qual a foto vencedora do 1º Concurso Fotográfico H2omens.
Logo que tivermos novidades assinalaremos o acontecimento com uma imagem de água limpa. Até lá, sempre que fizermos uma votação onde não haja acordo será postada uma imagem de água suja.

#53 Aço Sobre Água


#53 Aço Sobre Água

Loca: Ponte algures no Douro
Autor: Mindtrap
Link: http://www.mindtrap.blogspot.com

quinta-feira, abril 21, 2005

SMS

"Bom dia amor! Faz hoje 4 anos que sei o que é o amor. Beijos"
Haverá coisa mais linda que isto, logo cedo pela manhã?!

quarta-feira, abril 20, 2005

1º Concurso Fotográfico H2omens

Relembramos que está a correr até à meia-noite do dia 22 de Abril o 1º Concurso Fotográfico H2omens, onde o tema central das fotos é o elemento Água (H2o).
As fotos recebidas até ao momento podem se vistas aqui.

terça-feira, abril 19, 2005

#50 Queda

#50 Queda

Local: S. Miguel, Açores
Nome/nick: cap
Link: http://primadesblog.blogspot.com/

#49 Gaivotas


#49 Gaivotas
Local: Cais de Gaia
Nome/nick: Andreia

#48 Ponte D. Luís


#48 Ponte D. Luís

Local: Cais de Gaia
Nome/nick: Andreia

#47 Porto Visto do Outro Lado do Douro



#47 Porto Visto do Outro Lado do Douro

Local: Cais de Gaia
Nome/nick: Andreia

#40 Lago Rosado


#40 Lago Rosado

Local: Tainan (Taiwan)
Autor: Opiniões
Link: http://viajeans.blogspot.com/

#39 Reconciliação


#39 Reconciliação

Local: Colombo (Sri Lanka)
Autor: Opiniões
Link: http://viajeans.blogspot.com/

#38 A Quietude do Fim


#38 A Quietude do Fim

Local: Colombo (Sri Lanka)
Autor: Opiniões
Link: http://viajeans.blogspot.com/

#37 Porquê?


#37 Porquê?

Local: Gall (Sri Lanka)
Autor: Opiniões
Link: http://viajeans.blogspot.com/

 

© 2013 H2omens. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top