sexta-feira, abril 29, 2005

Proposta de fim-de-semana

19:54

Em Fractura, Colisão de Territórios


Este é o nome da exposição inaugural do Terminal, um novo espaço dedicado à arte contemporânea que abre as suas portas a de 22 de Abril no hangar k7 da Fundição de Oeiras. Para além da mostra, que reúne mais de 20 artistas de diferentes gerações, o evento inclui concertos e DJ-sets.
O gigante espaço do hangar K7, criado por Paulo Mendes, vai também ser um espaço de estudo e reflexão sobre a arte contemporânea, com exposições, conferências, concertos e workshops.

A criação do PROJECTO TERMINAL, iniciado em 2004, increve-se no desejo de realizar um projecto expositivo no domínio da arte contemporânea, que reflectisse as tendências actuais e permitisse apresentar uma multiplicidade de eventos plásticos, musicais, performativos, audiovisuais e multimédia. No final de 2004, assinou-se uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras e a PLANO 2I.associação cultural, com vista à concretização final do projecto.

O PROJECTO TERMINAL vai realizar-se no HANGAR K7, uma zona industrial desactivada da Fundição de Oeiras, que fica junto à estação ferroviária de Oeiras. Entre os meses de Abril e Outubro de 2005, o espaço será transformado para acolher temporariamente os eventos que compõem a programação, estruturada em dois blocos.


PROGRAMAÇÃO

# 1 BLOCO
Este programa tem início a 22 de Abril, com a inauguração da exposição principal.
EM FRACTURA, Colisão de Territórios_ (até 12 de Junho), que se desenvolve em torno da cultura contemporânea e de alguns fenómenos e comportamentos observados nos processos económicos, na política e na realidade social actual. Esta mostra principal apresenta maioritariamente trabalhos originais concebidos propositadamente para esta mostra e algumas obras já anteriormente realizadas. A exposição reúne obras de mais de 30 artistas que exploram o tema a partir das diversas áreas do contexto da arte contemporânea ? artes plásticas, arquitectura e design ? e de diversos suportes: vídeo, pintura, desenho ou obras que se enquadram dentro do âmbito mais alargado da instalação.
A zona para exposições, numa área de aproximadamente 4.000 metros quadrados, será também repartida por duas outras áreas reservadas ao desenvolvimento de projectos específicos com um ritmo de programação autónomo: o PROJECT ROOM e a BLACK BOX.
A sala PROJECT ROOM, destina-se a projectos de exposições individuais apresentando-se novas produções ou desenvolvimentos de obras já realizadas.
Na BLACK BOX / STUDY CASE terá lugar a apresentação de obras em vídeo ou outro tipo de propostas similares, com a produção de novos trabalhos ou screenings temáticos ou por autor.
A primeira abertura destes dois espaços ocorre a 22 de Abril, e inaugura-se a 25 de Maio um novo programa, com a apresentação de outros projectos.

# 2 BLOCO
Este programa expositivo, que se inicia a 30 de Junho, integra a exposição principal intitulada TOXIC, O Discurso do Excesso_(até 02 de Outubro), que reúne nomes fundamentais da arte portuguesa e um número de obras que permite traçar aspectos fundamentais da criação artística contemporânea. Nela os artistas são convidados a explorar o significado, os efeitos e algumas das transformações a que assistimos nas sociedades capitalistas actuais: a acumulação do capital, a cultura do consumo, processos de produção, a sociedade industrial, a intensificação dos fluxos comunicacionais, a expansão dos processos de informação, bem como a sua expressão na cultura e na paisagem urbana contemporânea.
Na mesma data inaugura o PROJECT ROOM e a BLACK BOX. E, de acordo com o ritmo intercalar do programa destes dois espaços, a 2 de Setembro terá lugar a inauguração de duas outras mostras com novos projectos.

No PROJECTO TERMINAL foi dada especial atenção ao programa de actividades que se desenrola em paralelo à apresentação das exposições. No âmbito das temáticas abordadas pelos projectos acima mencionados desenvolve-se uma programação que envolverá: CONCERTOS_ACTIVIDADES PERFORMATIVAS_CONFERÊNCIAS_COLÓQUIOS e uma série de actividades delineadas pela equipa do SERVIÇO EDUCATIVO.
No âmbito da criação musical pretende-se dar a conhecer um conjunto representativo das linguagens experimentais e das novas tendências contemporâneas.

As Conferências e Colóquios a realizar no contexto do Hangar K7 irão suceder-se em vários formatos e incluem:
CONFERÊNCIAS TEMÁTICAS, em que participantes de diversas áreas do conhecimento irão prolongar e aprofundar linhas de análise e diferentes aspectos relacionados com as temáticas de programação expositiva.
Os COLÓQUIOS TEMÁTICOS têm por finalidade abrir um espaço de debate, onde os participantes reúnem-se para explorar propostas de reflexão sobre os contextos sociais e culturais contemporâneos.

Simultaneamente a esta programação de iniciativas irá organizar-se um ciclo de colóquios SOBRE O ESTADO DAS ARTES EM PORTUGAL, que conta com a presença e participação de nomes reconhecidos do meio artístico português. As oito sessões que o compõem têm por objectivo submeter a debate questões relacionadas com a arte e o meio artístico português: formas de intervenção, maneiras de funcionamnto, aspectos e realidades que se articulam em torno das seguintes temáticas de diálogo: Do Estado das Coisas; Das Coisas do Estado; O Estado das Instituições; O Estado da Crítica; O Estado do Comissariado; O Estado do Público e do Privado; O Estado das Galerias; e O Estado do Coleccionismo.


LOCAL: Oeiras, Terminal - R. Fundição de Oeiras (Hangar K7)

HORARIOS: De 22-04-2005 a 12-06-2005
Terça a Sexta das 14h00 às 20h00
Sábado e Domingo das 14h00 às 22h00


A zona de exposições é muito boa e os trabalhos expostos são de muita qualidade. Um especial destaque para as conferências e para a programação musical.
Uma visita a não perder!

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 H2omens. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top