terça-feira, maio 10, 2005

ESC

01:31

Esta sigla dada a vertente informática dos dias de hoje em nada favorece esse acontecimento chamado Festival Eurovisão da Canção (Eurovision Song Contest) ou talvez sim... uma vez que nos últimos a nossa participação (e muitas outras) tem sido como a tecla Esc...

Eu que durante os tempos de juventude (esse período longínquo... ehehehe) fui um grande entusiasta do ESC, desde 1997 que deixei de acompanhar o concurso, não chegando mesmo a ver a transmissão na televisão.

Mas para verem a que ponto ia o meu interesse, posso dizer que gravava o festival em VHS, depois passava para uma cassete áudio, para conseguir ouvir com maior facilidade; além de passar para um caderno todo o alinhamento do concurso bem como as respectivas pontuações; sabia as letras todas das canções favoritas... era um verdadeiro geek do ESC.

As investidas rápidas que tenho feito pelo ESC não têm despertado grande interesse: ou porque as músicas não me dizem muito, ou porque as interpretações são fracas ou simplesmente porque já passei essa fase. Não vou negar que o conceito folclórico e nacional do evento (tal como aconteceu com a Expo'98) continua a despertar-me interesse, mas já não tenho paciência.

Gostava mais da altura em que as letras das músicas contavam histórias (traduzidas pela Ana do Carmo ou pelo Eládio Clímaco), em que havia sonoridades interessantes e até dava para aprender línguas, uma vez que a maioria dos países cantava nas suas línguas nacionais.

Confesso que lembro com alguma saudade os serões passados em família em frente à tv a fazer apostas sobre quais as músicas que ficariam nos 3 primeiros lugares.

Nessa altura tinha sempre um interesse especial pelas canções da Grécia, Chipre, Turquia e Islândia... sendo que na fase final já os meus gostos estavam mais divididos pelos países da europa central.
Sempre inclinado para as músicas com sonoridades orientais ou exóticas!

Ainda hoje quando me dá para um certo revivalismo e vou procurar as cassetes áudio, sei algumas das letras (isto é, imito os sons das línguas nacionais) e até me lembro dos intérpretes. O ESC de 1993 foi aquele em que surgiram mais músicas do meu agrado...

Este ano por culpa do Miguel já fui dar uma vista de olhos pelo ESC 2005 (a realizar nos dias 19 e 21 de Maio)... que apesar dos precalços da organização Ucraniana e das confusões com alguns concorrentes (como a alemã) parece que aquilo vai correr bem.

Ficam então aqui os 2 endereços para o ESC 2005:

- O site oficial do ESC;
- O site Israelita do ESC.

O último endereço parece-me melhor uma vez que dá para ver os clips das canções concorrentes.

Um última palavra para a canção que irá representar os tugas este ano... para além do par estéticamente interessante (os 2B)... a canção "Amar" parace-me boazinha (na parte inicial)... é pelo menos aquilo que os tugas chamam de música festivaleira: seja lá isto o que for!
De uma maneira geral a canção portuguesa segue a linha das demais concorrentes, apostando fortemente num refrão em língua inglesa e numa mistura linguística que podiamos chamar de portuglês.

Pessoalmente, a letra não parece fazer grande sentido... para além da preocupação de fazer rimar o ditongo "ei" com o maior número possível de palavras,bem ao gosto das canções do João Pedro Pais.
Apesar disto, espero que não seja uma magia, como a da Sofia (no ESC de 2004) que mais pareceu um feitiço!



De qualquer forma e como em todas as ocasiões de representação nacional... força Portugal!

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 H2omens. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top