terça-feira, junho 29, 2004

"Percebi o sinal dos portugueses" [oh, se percebi...!]

16:53

Está confirmado. Durão Barroso (DB) É um desertor. Curiosamente lembrei-me hoje das palavras que ele disse quando perdeu as últimas eleições europeias, disputadas ainda há poucos dias. Para um refresh à vossa memória consultem a notícia do dia na TSF. Na altura achei curioso a forma como os políticos comentaram as eleiçõees, tanto à esquerda como à direita, tendo em conta que apenas 40 % da população votante. Ou seja, deixando 6.000.000 (seis milhões) de pessoas que não expressaram a sua vontade através do voto. Não foi o PSD quem perdeu, nem o PS quem ganhou. Foi a ABSTENÇÃO. O dolce fare niente para alterar o estado das coisas...

Quem me conhece, sabe que há muito tempo que defendo o voto em branco em favor da abstenção. Há muito que defendo que o voto em branco mostra um sinal inequívoco e claro de que se está descontente com os políticos, de que não se está de acordo com os projectos e de que se quer algo diferente. Mais do que a abstenção que tem sempre uma boa desculpa... (ou é a praia, ou o feriado colado a uma ponte e a um fim de semana, ou para os mais distraídos "Eleições? Mas houve eleições? Mas afinal não era o Euro... ah... eleições para a Europa!? Pois... não sabia"...) Mas pronto, um Prémio Nobel roubou-me a ideia e escreveu um livro.

Por falar nisso, para quando o voto pela internet? Eu já faço transferências bancárias e declaro o meu IRS virtualmente, quão dificil será fazer uma cruzinha pela internet? Para quando essa (R)evolução, permitindo que eleitores ausentes do país, doentes, ou preguiçosos o possam fazer, gozando assim da plenitude dos seus direitos!? (Tenho uma amiga em França que se deslocou de propósito para vir votar, porque as burocracias eram mais que muitas para que pudesse exercer o seu direito em França - posso atestar que ela tentou de tudo em tempo útil. Eu não teria vindo! Nem me teria dado ao trabalho que ela teve!).

Voltando ao DB (Desertor Bacano), deixa o país a meio de um mandato desastroso, depois de um claro "cartão amarelo" pelas políticas que este governo tem levado a cabo. Discute-se hoje e nos próximos dias quem vai substituir o DB (Desertor para Bruxelas). Fala-se que Manuela Ferreira Leite vai assumir o cargo até ver... ou Santana Lopes, qual herdeiro dinástico. Acorda Portugal! És uma República!
Nunca pensei dizer isto, mas concordo inteiramente com o Diogo Freitas do Amaral que mostra claramente qual tem sido o caminho desde o 25 de Abril e qual o regime das legislativas ao longo destes 30 anos. Reveja-se a constituição! O nosso voto é directo! Votamos em projectos políticos e nas pessoas que os defendem!

Volto a lembrar-me do "Percebi o sinal dos portugueses (...)" de que se tratava de "um sinal de exigência que [os] estimula para fazer ainda mais". Caro DB, você não percebeu nada, ou se calhar percebeu bem demais e agiu a tempo de salvar uma carreira política. Faça bom proveito lá pela Europa, nós por cá vamo-nos arranjando como podemos...

E já que ultimamente andamos a recuperar os velhinhos símbolos nacionais (estando ainda a faltar a justa homenagem ao Galo de Barcelos) talvez perceba melhor este sinal eloquente da nossa sabedoria popular.

Ora Toma! Embrulha. Que o povo buzine e grite, como nas vitórias da selecção. Venhamos para as ruas nas vitórias, mas também nas derrotas. Todos na rua às 19.00h, em Lisboa junto ao Palácio de Belém, no Porto junto na Av. dos Aliados e em Coimbra, algures que não me lembro onde... mas não será difícil saberem. Resto de Portugal, qualquer esquina, qualquer rua é um bom sítio para protestar! Antecipadas já!

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 H2omens. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top