domingo, setembro 17, 2006

Os tios...

21:17

Finalmente, depois de muitos adiamentos, lá fomos ver a colecção Rau no Museu Nacional de Arte Antiga. Ao contrário do que pensávamos, a exposição é paga ao Domingo de manhã e estava muita gente. Os quadros foram vistos por entre os ombros e as cabeças do povo, mas valeram bem os 5 Euros gastos.

No meio da exposição, à minha frente, um jovem casal com os seus dois rebentos saídos do catálogo da Betolândia, com os seus 3 e 4 anitos. Até ali tudo bem, até abrirem a boca. A mãe, com um ar negligé, até nada beto, resolve apontar para um quadro e diz para o filhote:

- 'Tá a ver Guilherme, como é as pessoas se vestiam naquele tempo. Já viu os folhos? Não acha o máximo?

Nesse mesmo instante, procurei o Bruno rapidamente, antes de ter oportunidade de ouvir mais qualquer coisa que me provocasse uma indigestão do meu pequeno-almoço. Passámos uns quantos quadros à frente e não pudemos de deixar de ficar presos à luz da Praça de S. Marcos de Canaletto de que a imagem não faz juz.



Detivemo-nos a contemplar a luz, as sombras, os dourados, com a distância respeitosa que alguns quadros merecem. Nisto, o dito casal aproxima-se e colocam-se estrategicamente à nossa frente, tirando-nos o espaço para a contemplação. As últimas palavras que lhes ouvimos foram:

- Ah que engraçado, nós já estivemos aqui. Lembra-se Guilherme? - diz o pai.

E o puto de 4 anitos encolhe os ombros. A mãe volta a insistir:

- Não se lembra Guilherme? Tivemos lá a tomar um café à noite.

Um olhar cúmplice entre mim e o Bruno, um acelerar de passo, uma passagem em passo rápido no resto da exposição e um pulo na colecção permamente do Museu para rever as Tentações do Bosh e os Painéis de S. Vicente.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

1 comentários:

Daniel J. Skråmestø disse...

o que agrada mais nesse quadro são os cãezinhos no canto inferior esquerdo.

 

© 2013 H2omens. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top