quinta-feira, março 16, 2006

Quer comprar livros?! Vá a Lisboa!

22:08

Amadora: Concelho vai ficar sem livrarias

O fecho da livraria Bertrand, previsto para Outubro, vai deixar o concelho da Amadora sem uma única livraria, mas a autarquia garantiu hoje que está à procura de livreiros que se interessem por aquele mercado.

"Queremos encontrar um parceiro para abrir uma livraria na Amadora", disse à Lusa o vereador com o pelouro da Cultura, António Moreira (PS).

O autarca acrescentou que já realizou um primeiro contacto com a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros e que a Câmara "colaborará no surgimento de uma solução".

A única livraria do concelho, a Bertrand, no Centro Comercial Continente, vai fechar em Outubro, afirmou à Lusa o administrador do grupo António Pinheiro.

"O contrato terminou e a Sonae [proprietária do centro comercial] tem um projecto diferente para aquele espaço", disse, acrescentando que não foi a falta de lucros a ditar o fim do estabelecimento.

Até lá, e depois da livraria Clepsidra, no Centro Comercial Babilónia, ter encerrado, o concelho da Amadora fica sem qualquer livraria.

O vereador da Cultura sublinhou que "a oferta de leitura pública na Amadora é muito grande".

Os 175 mil habitantes do concelho podem recorrer à Biblioteca Municipal da Amadora e às bibliotecas das juntas de freguesia da Falagueira, Mina, Venteira, Brandoa e Alfragide.

Este ano começará a ser construída a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, que terá dois pólos, um dos quais já está em funcionamento na freguesia de São Brás.

O Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem tem uma biblioteca especializada, assim como a Escola Superior de Teatro e Cinema e o Fundo Fernando Piteira Santos.

"Não acho que seja dramático, considerando que é uma cidade- dormitório, em que as pessoas têm muita mobilidade e vão comprar fora do concelho", avançou o administrador da Bertrand.

Para António Pinheiro, esta "não é uma situação específica do sector livreiro", mas faz parte de uma tendência comum a outros produtos e serviços.
(LUSA)

Numa primeira leitura achamos que não será possível...Um dos concelhos com mais população do país e em constante crescimento vai ficar sem a única livraria! Será possível?! Poderá uma vinda a Lisboa justificar tal falta de oferta!?
Esta situação pode contudo ajudar a explicar algumas das tristes realidades desta cidade (o único concelho da AML que ainda não tem uma biblioteca municipal a funcionar em espaço condigno) que começou por ser a Porcalhota, mas também que acolheu Roque Gameiro e Artur Bual e onde se fizeram os primeiros testes da aviação portuguesa.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

2 comentários:

Miguel disse...

Desta forma, a Amadora não conseguirá passar de uma "Cidade-Dormitório"!

Sem polos de interesse, não poderá cativar os seus residentes a permanecer mais tempo e desfrutar da sua cidade!

Falo deste assunto com conhecimento de causa, sou Louletano de gema, e a vida em Loulé acaba ás 13 horas de Sabado e começa ás 9 horas de Segunda!

Excepcionalmente existe vida em situações muito pontuais!

Os votos de um BOM FDS!

Bjks da Matilde

Anónimo disse...

Olá!

Felizmente temos a nova livraria "Palavras de culto" que além de nova, tem um requinte fantástico.

Gostaria de divulgar também a Escola da Universidade de Yôga também na Amadora.
Vamos fazer crescer a nossa Cidade com a máxima qualidade :)

www.yogamadora.com

Abraços

 

© 2013 H2omens. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top