sexta-feira, novembro 25, 2005

Património galaico-português rejeitado

14:36

A Unesco rejeitou a candidatura apresentada por Portugal e Espanha para classificar como património cultural da Humanidade elementos da tradição galaico-portuguesa.

A sessão foi presidida pelo director-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, na presença de um júri internacional de 18 pessoas que avaliou 65 candidaturas das 70 entregues por 75 países.

A distinção internacional consagra formas de expressão populares e tradicionais - como as expressões e tradições orais, a música, a dança, os rituais ou a mitologia, os conhecimentos e as práticas sobre a natureza ou o artesanato tradicional.

No caso específico da candidatura luso-espanhola, Portugal e Espanha queriam ver reconhecida a tradição oral galaico-portuguesa ligada às actividades agro-marítimas e fluviais, agrárias, saberes de transmissão oral nos processos artesanais e ofícios tradicionais, no universo festivo, lúdico, de lazer e na literatura de tradição oral.

O património é partilhado pela região do Norte de Portugal, que inclui os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança, e pela província espanhola da Galiza, que os organizadores dizem correr o risco de desaparecer.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

1 comentários:

bueno disse...

um absurdo!

 

© 2013 H2omens. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top