domingo, maio 01, 2005

Grande Circo Nacional da China

23:53

Quando era criança ia ao circo várias vezes: Natal, Carnaval, Páscoa, férias de Verão... muitas foram as oportunidades para ver ilusionistas, trapezistas, domadores e palhaços! Do Coliseu de Lisboa ao Parque Eduardo VII, do Campo Pequeno à Feira Popular acho que fui a todos os Circos que me recordo.
Lembro-me que adorava a alegria, as brincadeiras, o espectáculo - especialmente os trapezistas (eh eh eh) - e meter-me com os outros míudos. Uma destas brincadeiras passou-se no Coliseu de Lisboa. Estava eu sentado nas costas da cadeira com os meus pais e em vez de estar a ver o espectáculo, estava mais entretido a encher a cabeça de um puto que estava à minha frente de confetis e a rasgar-lhe as abas do chapéu de cowboy que tinha na cabeça... Escusado será dizer que quando o puto descobriu o que se estava a passar vez uma grande birra e eu levei um grande raspanete...

Depois deste regresso ao passado vamos falar um bocadinho do "Grande Circo Nacional da China", o magnífico espectáculo que vi esta noite no Passeio Ribeirinho de Algés.

Tal como já não me acontecia desde sei lá quando, esta noite dei por mim a ficar aflito com as acrobacias feitas em balco e a bater palmas com sentimento.
Para quem gosta de circo e tem um gostinho especial pelas culturas orientais as 2 horas de espectáculo passam a correr sempre ao som de música tradicional chinesa.

O tema da espectáculo deste ano esta relacionado com a filosofia chinesa que rege o universo: Yin e Yang. Todas as actuações do Grande Circo Nacional da China procuram criar a perfeição entre estes dois opostos.

Tal como refere o produtor do espectáculo Jorgen Wiesenberg, "Os chineses usam o circo como uma mostra do seu país, um cartão de visita do seu país. Apenas as melhores equipas têm ou recebem permissão para viajar para o estrangeiro, por isso, vamos ver aqui os melhores entre eles". Em cena estão 60 acrobatas de elite da região de Wuhan (Rio Amarelo) que mostram algumas das tradições milenares da cultura chinesa.

De todas as actuações destaco:

- O Exército do Primeiro Imperador: Coreografia de abertura e número de equilíbrio em mastros;
- A Dança das flores de Lótus: Número de equilíbrio com pratos;
- A Noiva Chinesa: Número de dança aérea.



Se puderem ir ao Passeio Ribeirinho de Algés até 15 de Maio este é um espectáculo a não perder!

Para saber mais.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 H2omens. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top