A casa real portuguesa está envolvida numa polémica iniciada desde o convite de D. Duarte Pio e de D. Isabel para o casamento do herdeiro do trono espanhol . O motivo do ultraje prende-se com a inclusão no convite de um post scriptum com a indicação ?É favor levar rissóis de carne e peixe para 900 convidados. De camarão não.?
Para Albano João Francisco Fernando José António, conde da Rechaldeira e porta-voz da casa de Bragança, ?é uma falta de respeito não apenas para com o duque mas para com todos os homenzinhos estranhos de voz nasalada e bigode duvidoso e o país em geral.? Para os monárquicos este pedido invulgar só pode ser uma brincadeira maldosa de alguém ligado ao protocolo da família real espanhola e que tem a ideia errónea e estereotipada de que os portugueses têm algum talento inato para lidar com fritos.
Rissóis à parte, esta foi a primeira vez que o duque de Bragança foi convidado para estar presente num casamento real, apesar de aparecer sempre de qualquer maneira, desde o quarto casamento do rei da Suazilândia em que faltava um convidado para a empresa de catering fazer um desconto de 20% no preço da boda e o rei das farturas da feira popular tinha outros compromissos.
Um porta-voz do noivo, o príncipe Filipe, tentou serenar os ânimos, referindo que sempre foi prática habitual nos casamentos reais espanhóis pedir aos convidados para trazerem aperitivos variados. No entanto, esse pedido não é endereçado a todos os convidados mas apenas a alguns escolhidos aleatoriamente e sem levar em consideração a sua importância individual no panorama da realeza internacional. Para este casamento, além do pedido a D. Duarte para levar rissóis, o convite enviado ao rajá deposto de Hyderabad, Puram Singh, incluía um pedido de vários quilos de chamussas.
Para o duque, a situação não é tão grave como possa parecer. ?Eu, por acaso, sempre gostei muito de rissóis e toda a gente na minha família sempre soube apreciar um bom frito. Já o rei D. Miguel, meu bisavô, comia croquetes pelo menos dia sim, dia não,? recorda.
Em resposta a uma questão colocada por um grupo de monárquicos portugueses, a casa real espanhola esclareceu que, com efeito, ninguém pediu ao príncipe Carlos de Inglaterra para trazer comida até porque este será uma das damas de honor juntamente com o príncipe Alberto do Mónaco, uma função já de si bastante trabalhosa.
In Inépcia
sexta-feira, fevereiro 11, 2005
Dom Duarte recusa-se a levar rissóis para casamento real espanhol
19:31
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário