sábado, junho 11, 2005
Mais perto do céu...
22:06
Esta é uma reprodução do primeiro e mais antigo mapa do território português impresso em Portugal e inserido no primeiro Atlas Geográfico ? o Theatrum Orbis Terrarum, editado pela primeira vez em 1570, em Antuérpia, por Abraham Ortélius.
A edição de 1570, em latim, continha setenta cartas das quais cinquenta e seis representam a Europa; Portugal apresentava-se no número oito.
Deste Atlas foram feitas quarenta e uma edições, vinte e uma em latim, duas em holandês, cinco em alemão, seis em francês, quatro em espanhol e uma em inglês, sendo a última de 1612.
No anterrosto todos os mapas têm um texto descritivo do respectivo país, que no caso de Portugal tem o seguinte título ? Portugallia regnun.
O mapa de Portugal que figura em todas estas edições é o famoso mapa de Fernando Álvares Seco, de 1560, e que foi o primeiro mapa de Portugal a ser impresso em Portugal. Este mapa além de ser o mais antigo de Portugal, representa o primeiro levantamento em grande escala, apoiado em métodos matemáticos, talvez mesmo trigonométricos, que se conhece em todo o território de um estado. Pode-se dizer que pelo menos com quatro anos de antecedência em relação a qualquer país, os cartógrafos portugueses fizeram um levantamento de grande escala do todo o seu território.
Aquiles Estaço, professor na Universidade de Sapiência em Roma encomendou no início da segunda metade do século XVI ao seu compatriota Álvares Seco uma carta de Portugal com a intenção de a dedicar ao Cardeal Guido Sforza, protector do Reino das Quinas. Satisfeita pelo cartógrafo a pretensão do humanista, a carta é apresentada e oferecida ao Cardeal italiano em 1566 em Roma acabando por entrar no domínio público em 20 de Maio de 1560.
Uma das características que este mapa apresenta é a sua posição horizontal, foi desenhado na escala 1:1.500.000, numa projecção cilíndrica, tem as dimensões 57,5x34 cm., sendo de assinalar também a riqueza de nomes nas áreas da actual Estremadura e Trás-os-Montes e ainda a significativa representação hidrográfica. Ornamentam a carta dois escudetes com inscrições, em que o superior apresenta a seguinte inscrição ? Portugalliae // que olim Lusitania, novissima // & exactissima descriptio, Auc= // Vernando Álvaro Secco. //, uma nau no Oceano Atlântico, uma barca a Sul junto à Andaluzia e ainda um grande peixe.
Toda esta introdução histórico-geográfica só para informar que durante os próximos dias estarei (ainda mais) ausente do blog...
Vou estar de férias até ao próximo dia 17 nas terras altas de Trás-os-Montes um local onde se está mais perto do céu e onde este tem um azul especial!
Fiquei bem e bom dia de Santo António!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário