sábado, junho 11, 2005

Mais perto do céu...

22:06



Esta é uma reprodução do primeiro e mais antigo mapa do território português impresso em Portugal e inserido no primeiro Atlas Geográfico ? o Theatrum Orbis Terrarum, editado pela primeira vez em 1570, em Antuérpia, por Abraham Ortélius.

A edição de 1570, em latim, continha setenta cartas das quais cinquenta e seis representam a Europa; Portugal apresentava-se no número oito.

Deste Atlas foram feitas quarenta e uma edições, vinte e uma em latim, duas em holandês, cinco em alemão, seis em francês, quatro em espanhol e uma em inglês, sendo a última de 1612.

No anterrosto todos os mapas têm um texto descritivo do respectivo país, que no caso de Portugal tem o seguinte título ? Portugallia regnun.

O mapa de Portugal que figura em todas estas edições é o famoso mapa de Fernando Álvares Seco, de 1560, e que foi o primeiro mapa de Portugal a ser impresso em Portugal. Este mapa além de ser o mais antigo de Portugal, representa o primeiro levantamento em grande escala, apoiado em métodos matemáticos, talvez mesmo trigonométricos, que se conhece em todo o território de um estado. Pode-se dizer que pelo menos com quatro anos de antecedência em relação a qualquer país, os cartógrafos portugueses fizeram um levantamento de grande escala do todo o seu território.

Aquiles Estaço, professor na Universidade de Sapiência em Roma encomendou no início da segunda metade do século XVI ao seu compatriota Álvares Seco uma carta de Portugal com a intenção de a dedicar ao Cardeal Guido Sforza, protector do Reino das Quinas. Satisfeita pelo cartógrafo a pretensão do humanista, a carta é apresentada e oferecida ao Cardeal italiano em 1566 em Roma acabando por entrar no domínio público em 20 de Maio de 1560.

Uma das características que este mapa apresenta é a sua posição horizontal, foi desenhado na escala 1:1.500.000, numa projecção cilíndrica, tem as dimensões 57,5x34 cm., sendo de assinalar também a riqueza de nomes nas áreas da actual Estremadura e Trás-os-Montes e ainda a significativa representação hidrográfica. Ornamentam a carta dois escudetes com inscrições, em que o superior apresenta a seguinte inscrição ? Portugalliae // que olim Lusitania, novissima // & exactissima descriptio, Auc= // Vernando Álvaro Secco. //, uma nau no Oceano Atlântico, uma barca a Sul junto à Andaluzia e ainda um grande peixe.

Toda esta introdução histórico-geográfica só para informar que durante os próximos dias estarei (ainda mais) ausente do blog...

Vou estar de férias até ao próximo dia 17 nas terras altas de Trás-os-Montes um local onde se está mais perto do céu e onde este tem um azul especial!

Fiquei bem e bom dia de Santo António!

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 H2omens. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top