segunda-feira, janeiro 03, 2005

Um dia em Salamanca

18:17

Este ano aproveitei que tinha de ir fazer umas compras a Salamanca (foram compras profissionais... não foi shopping) e dei uma vista de olhos pela cidade.
Já desde há muito que andava para ir visitar Salamanca, mas sempre outros destinos lhe passaram à frente. Este ano não passa sem uma escapada a Salamanca.
Depois de feitas todas as compras, o que implicava deslocações a diferentes pontos da cidade, ainda deu para uma breve sessão de fotografias (afinal tinha de testar a máquina nova) e visitar alguns locais de interesse.
Cheguei a Salamanca eram 10:00 da manhã; estava um lindo dia de sol de inverno em que os termómetros de rua marcavam 2 graus e um vento fininho obrigava a apertar os casacos.
Deixei o carro no parque da Plaza del Bando, a 2 minutos do centro de Salamanca, onde uns jovens muito guapos fizeram o favor de estacionar o carro. No centro da cidade existem vários parque subterrâneos onde quem estaciona os carros são os arrumadores do parque e aos quais temos de deixar ficar a chave do carro (parece estranho, não é?! eu fiquei bastante desconfiado...) contra entrega de um talão com a marca, o modelo e a matrícula da viatura; isto porque os carros são estacionados em segunda fila para maximizar a capacidade do parque. A boa notícia foi que por 12 horas de estacionamento paga-se apenas 5 euros.
Saído do Parque tinha um mapa de Salamanca onde tinha assinalado os 9 locais que tinha de visitar; por ficarem quase todos na zona histórica preferi andar a pé: sempre via a cidade e dava para tirar umas fotos.
De luvas, cachecol, chapéu e com uma parka bem quente optei por ir primeiro à Plaza Mayor, praça central de Salamanca de onde partem os principais acessos para a zona antiga: Calle del Toro e Calle Azafranal, Calle Rúa Mayor, Plaza del Mercado e Plaza Poetas. Na boa maneira espanhola a Plaza Mayor é mesmo grande. Rodeada de arcadas onde se localizam algumas lojas o corpo central é ocupado pelo Ayuntamiento de Salamanca. Ladeando todos as arcadas encontram-se vários medalhões com a efígie de reis, escritores e santos espanhóis.
Aproveitando as deixas do guia de Salamanca que tinha comigo deixo aqui duas perguntas: a Plaza Mayor é quadrada?! Quantas janelas existem na Praça?!
Das várias lojas onde estive constatei uma situação que me deixou agradavelmente surpreso: as pessoas aqui são muito mais simpáticas que noutras regiões de Espanha onde estive; situações que comprovaram o ditado:"De Espanha nem bom vento nem bom casamento." De qualquer forma apesar desta boa experiência a minha primeira reacção para com os espanhóis é de desconfiança... gggrrrrrrrr!
Nas várias voltas pelas ruas comprovei, mais uma vez, a imponência da arquitectura, o bom estado de conservação dos edifícios e a excelência sinalização de espaços e serviços.
Depois das compras ainda deu para descer rapidamente em direcção à Catedral e à Universidade, os dois locais que não queria deixar de visitar nesta rápida incursão por terras Salamantinas. Na fachada destes dois monumentos consegui encontrar as duas figuras enigmáticas: a rã na fachada da Universidade, símbolo da universidade e animal que se diz dar sorte aos estudantes e o astronauta e o diabo com o gelado na fachada da catedral. Foi engraçado estar ali a olhar para as fachadas e tentar encontrar no meio de todos aqueles elementos... mas consegui!
Ambos os locais são soberbos pela imponência, grandiosidade e bom gosto levado ao pormenor das decorações cromáticas das portadas. Toda a área que envolve a Catedral, a Universidade e a Casa dos Conchas é simplesmente fabulosa pela beleza e combinação de estilos, pelo ambiente e pela adaptação e funcionalidade dos espaços. Se há coisa que eu admiro em Espanha é o aproveitamento de edifícios históricos para espaços vivos, sem descurar a conservação das estruturas. Chega de espaços amorfos de museus, salas de exposições e monos históricos.
Já ia bem adiantada a hora de almoço quando optei por uma loja de comida rápida, já que acho que nunca me vou conseguir adaptar aos horários do comércio e serviços de Espanha.
De volta a Portugal trouxe na bagagem muitas compras e alguns recuerdos para mim e alguns amigos.
Na agenda de viagens deste ano estará com toda a certeza Salamanca e a já muito prometida ida a Santiago de Compostela!
Vejam lá se Salamanca não é bonita!

- Catedral de Salamanca

- Astronauta no pórtico da entrada da Catedral

- Diabo com um gelado na mão no pórtico da Catedral

- Fachada da Universidade de Salamanca

- Pormenor da fachada da Universidade: rã em cima da caveira.

- Plaza Mayor: Edifício do Ayuntamiento de Salamanca

- Plaza Mayor

- Casa das Conchas

- Aviso da Biblioteca da Universidade de Salamanca

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 H2omens. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top