O Google assinou um acordo com quatro das melhores universidades do mundo e com a Biblioteca Pública de Nova Iorque para digitalizar os seus livros. As eleitas para este projecto digital foram, além da já referida biblioteca, as universidades de Michigan, Stanford, Harvard e Oxford.
A iniciativa visa permitir que os cibernautas tenham acesso às versões digitais de milhões de livros públicos guardados nos arquivos bibliotecários destas instituições.
No caso da Universidade do Michigan, o Google estabeleceu um prazo de seis anos para digitalizar os sete milhões de volumes desta biblioteca. Por sua vez, a Biblioteca Pública de Nova Iorque vai permitir ao Google digitalizar alguns dos volumes isentos de «copyright». No caso da Universidade de Harvard, esta limitou o trabalho de digitalização a 40 mil volumes.
A biblioteca da Universidade de Oxford também limitou o trabalho aos volumes do século XIX do seu arquivo bibliográfico.
Entretanto, a organização sem fins lucrativos Internet Archive já anunciou que bibliotecas de cinco países, entre eles a China e a Índia, comprometeram-se a contribuir com um milhão de livros digitalizados para este projecto, 70 mil dos quais estarão online já em Abril.
0 comentários:
Enviar um comentário