Hoje descobri um disco e fui transportado para as ruas do Porto. Que saudades!
Estou mortinho para o mostrar ao meu 'mor. Se o apanharem, não deixem de conhecerem. Vale bem a pena!
Aí vão as notas do disco, roubadas descaradamente ao Instituto Camões:
« Baseado no espectáculo "Sons do Porto - 2001 FM Stéreo", chega-nos agora o primeiro disco a cappella gravado ao vivo em Portugal, uma criação do grupo Canto Nono a propósito da Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura.
Um disco que é uma homenagem à cidade do Porto, às suas personagens, aos seus locais, à sua história e aos seus sons: a estação de Campanhã, o relato de um Porto-Benfica, o Bolhão, a Ribeira, o São João... tudo isto pode ser ouvido através das vozes dos oito elementos do Canto Nono, num momento de grande destreza técnica e emotividade interpretativa.
Encontramos também a música e a palavra dos grandes compositores do Porto: de Rui Veloso a Sérgio Godinho; de Carlos Tê a Germano Silva, em composições de elevada riqueza que ganham nova vida quando interpretadas a oito vozes. A presença de José Mário Branco reforça o elenco já que para além de ter dirigido este trabalho compôs alguns originais, como o tema de abertura (e fecho) "Recado ao Porto".
E ainda que seja o único não-portuense desta história, haverá que destacar ainda a colaboração do mestre do canto a cappella, Ward Swingle, amigo antigo do grupo e que assina neste trabalho brilhantes arranjos.
Mas melhor que a descrição deste disco, o melhor mesmo será ouvi-lo e partir à descoberta d'O Porto a oito vozes. »
* Podem ouvir uma faixa do disco aqui.
terça-feira, julho 13, 2004
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário