Um relatório recente da OCDE identificou a maior causa para o mau funcionamento da Administração Pública em Portugal.
Ao contrário do que seria de esperar o problema não estava no excesso de funcionários, nos baixos níveis de qualificação dos efectivos, na pesada máquina burocrática ou na falta de organização/estruturação dos serviços...
O problema da Administração Pública portuguesa está nas chefias intermédias, mas essencialmente nas de topo! O relatório indica que a pouca de experiência, o conhecimento fragmentado do trabalho efectivo no terreno e a falta de perfil para o desempenho desses cargos pode fazer colapsar o sistema em poucos anos.
Pessoalmente acho que na próxima revisão interna vou atingir o topo do "Princípio de Peter" e não estou a gostar... nem um pouco!
Melhor do que a OCDE para identificar isto só mesmo ter de conviver com esta realidade...
4 comentários:
claro: a falta de competência das chefias é gritante. dói mais ainda quando sofremos as consequências na pele.
abraço
Os resultados do estudo não me surpreendem nada. Mas é bom ver confirmadas as suspeitas.
Abraço
Quem é que nunca o experimentou?
Abraço.
Eu não digo,falta de competência técnica para determinados lugares, falo sim da falta de qualificações humanas para lidar e gerir pessoas.
Quando estamos na presença de alguém que não cumpre e nada se faz para mudar este estado de coisas, estamos a prejudicar quem trabalha e cumpre, logo, logo estamos a desmotivar o cumpridor...
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